quinta-feira, 9 de maio de 2013

Suas ondas cerebrais


É sempre bom sabermos mais informações sobre a máquina mais fascinante que existe no mundo, que é o nosso cérebro. E assim ir caminhando em busca do autoconhecimento. Nessa postagem irei tratar da frequência de funcionamento do nosso cérebro em algumas situações.

Os pesquisadores afirmam que nossa mente trabalha com pelo menos 4 tipos de onda e consequentemente 4 frequências. Os 4 tipos de ondas cerebrais são: 1- Beta; 2-Alfa; 3-Teta; 4- Delta. 


As ondas do tipo 1-Beta são aquelas quando você está bem acordado – nesse caso a mente opera entre 13 a 25 ciclos por segundo.

O estado ideal para se conseguir mais atenção e melhorar a aprendizagem, nesse caso chamado de estado de vigília relaxada, corresponde quando a mente trabalho numa frequência de oito ciclos por segundo ou no tipo 2-Alfa.

As ondas 3.Teta estão presentes no estado das primeiras fases do sono e possui frequência de quatro a sete ciclos por segundo. Nessa frequência, a mente esta processando as informações obtidas durante o dia.

O tamanho 4-Delta corresponde a uma frequência de meio a três ciclos por segundo e está relacionada ao sono profundo.

Entender um pouco sobre como funciona o processamento de informações no nosso cérebro é importante para podermos criar estados ou situações que propiciem a nossa mente a trabalhar de uma forma menos cansativa e mais produtiva, ou seja, mais eficiente e mais eficaz. Por exemplo, podemos conseguir o estado correspondente ao comprimento de onda Alfa que favorece a aprendizagem e a tomada de decisão uma vez que nos encontramos mais relaxados e concentrados.

Em futuras postagens irei colocar algumas maneiras para ajudar a mente a trabalhar no estado de frequência Alfa.

Até o próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário