sábado, 18 de maio de 2013

O empreendedor Inteligente



Oi pessoal! Hoje irei comentar sobre os tipos de inteligência mais importantes que um empreendedor de sucesso deve possuir. O número de inteligências que possuímos varia de pesquisador para pesquisador. No entanto, aqui, estaremos considerando apenas sete tipos de inteligências, que são: linguística, lógica ou matemática, musical, espacial ou visual, cinestética, interpessoal e intrapessoal. 

O empreendedor inteligente é aquele que faz o melhor uso das sete inteligências básicas que possui. Nesse caso fazer melhor uso, é possuir ou desenvolver habilidades e competências acima da média para algumas dessas inteligências. Por exemplo, duas dessas inteligências são bastante valorizadas na educação tradicional, que são: a inteligência linguística relacionada com a nossa capacidade de ler, escrever e de comunicação através das palavras e a inteligência lógica ou matemática ligada a capacidade de cálculo e raciocínio quantitativo. O empreendedor de sucesso, desse novo século, deve ser diferenciado nessas duas inteligências e em mais outras três, que são: a inteligência espacial ou visual que, nesse caso, é muito importante para auxiliar nas estratégias de marketing; a inteligência interpessoal, ou seja, a capacidade de relacionar-se com outras pessoas; e por fim, mas não menos importante, a inteligência interpessoal, também, chamada de inteligência introspectiva em outras palavras é a capacidade de conhecer a si mesmo – esse tipo de capacidade fornece grande intuição para algumas pessoas, permitindo-lhes o acesso a grandes quantidades de informações armazenadas em sua mente subconsciente.

Contudo, nós empreendedores devemos praticar e buscar atividades que melhorem e fortaleçam esses tipos de inteligências. Vale deixar claro que dependendo do tipo de seguimento que o empreendedor atua outras inteligências possam possuir maior importância e outras menos. Aqui estamos considerando um empreendedor de modo geral e, resumindo, as principais inteligências em ordem decrescente de importância, são: intrapessoal, interpessoal, linguística, lógica e visual. Essa ordem de importância é de minha opinião, caso discorde, estou aberto a discussões J.

Espero que tenham gostado da postagem.
Até apróxima J

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Características dos Empreendedores



Oi pessoal, hoje irei discutir sobre algumas características de pessoas empreendedoras. É bom ficar de olho nelas, porque essas características são indispensáveis para se ter sucesso nos negócios e, também, hoje em dia as empresas estão contratando mais os profissionais que possuem essas características. Acabou aquela época em que havia uma separação entre o empreendedor, ou seja, dono de um negócio e funcionário de uma empresa. Agora esses dois perfis se confundem. Atualmente, a grande maioria das empresas exigem que seus profissionais tenham um perfil empreendedor.
Aqui vão sete das principais características de um empreendedor:

1 - Consegue com facilidade transformar ideias em realidade;

2 - É um bom identificador de oportunidades;

3 - Consegue contagiar as pessoas em volta com suas ideias;

4 - São pessoas comprometidas e persistentes;

5 - Sabem buscar informações nos lugares certos e conseguem estabelecer metas e objetivos claros e bem definidos;

6 - Está sempre pronto para assumir riscos controlados e aprender com os erros.

7 -São pessoas independentes e autoconfiantes.

Essas são algumas das principais características de um bom empreendedor. Caso você não possua algumas delas não se preocupe que existem técnicas e exercícios que nos ajudam a ganhar tais características. Em futuras postagens estarei mostrando algumas dessas técnicas e exercícios para desenvolver o comportamento empreendedor.
Espero que tenham gostado das informações e até a próxima.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Como Ler Superficialmente Um Livro?

Oi pessoal, hoje irei apresentar algumas dicas para agilizar a sua leitura em livros. Nesse caso para ler livros superficialmente. Em geral esses conselhos aplicam-se à leitura de livros de não-ficção, ou seja, aqueles que são mais direcionados a tentam passar alguma informação ou conhecimento relativo a um objetivo específico.

As sugestões para ler superficialmente um livro são as seguintes:

1- Tente primeiro definir que informações você está buscando.
2 – Então, coloque o livro a cerca de cinquenta centímetros de seus olhos (longe o bastante para ver toda a página);
3 – Passe seu dedo indicador no centro da página, com os olhos fixando-se exatamente acima da ponta de seu dedo.
4 – Mova o dedo tão depressa que não tenha tempo de parar em cada palavra e pronunciá-la para si mesmo.

Ficam ai as dicas. Você conhece alguma técnica para aumentar a velocidade de leitura? Fico aberto a comentários.
Rafael

Como ler um livro em apenas um dia?

Ser empreendedor dentre outras coisas é saber o que é melhor pra si. Todos nós temos desejos e vontades e sabemos das nossas limitações. Nós estamos acostumados com leituras de muitas coisas, como livros, jornais, revistas, blogs etc. Na verdade estamos fazendo filtros de informações em todo momento. Se pararmos para pensar só navegando na internet durante um dia o volume de informações adquiridas equivale a um livro completo.

Agora será que sabermos realmente ler ou adquirir informações de maneira eficiente e eficaz em um mar de informações que encontramos, por exemplo, apenas na internet? Muitos que são acostumados a ler jornais todos os dias conseguem absorver uma quantidade de informações muito grande fazendo um apanhado das informações que mais são interessantes para aquele dia. E porque não utilizar esse mesmo filtro de informações para a leitura de alguns livros. Parece mentira, mas existem pessoas que conseguem ler dois a três livros inteiros em um único dia. E o que elas fazem para conseguir isso é basicamente utilizar técnicas de leitura dinâmica associadas aos mesmos filtros de informações utilizados por leitores de jornais. Essas pessoas leem apenas o que elas acham que são relevantes, ou seja, algo que complementa as informações e conhecimentos que elas já possuem. É bom lembra que quanto mais conhecimento se tem, mais fácil e rápido se torna adquirir outros novos, pois o nosso cérebro trabalha com ativação e conexão de conhecimentos e informações antigas com conhecimentos e informações recentes.

Pois bem, deixando o blá blá blá de lado vou apresentar algumas dicas para agilizar a leitura de livros. Com essas dicas você pode facilmente ler um livro por dia dependendo da quantidade de horas dedicada ou da sua velocidade de leitura. O importante aqui é saber que ler um livro é basicamente planejar antecipadamente o que se quer adquirir ou absorver de um livro gerenciando um intervalo de tempo disponível.

As perguntas que ajudam no planejamento e gerenciamento da leitura são: Porque estou lendo isto? O que desejo tirar desse livro? Que nova informação desejo saber? Quanto tempo irei dedicar pra ler esse livro hoje?

Após responder essas perguntas vamos seguir algumas dicas para auxiliar nesse planejamento e gerenciamento do tempo de leitura de um livro em um dia:

1º) Faça uma leitura superficial das páginas do sumário, para obter uma ideia geral do livro.
2º) Alguns livros possuem introduções ou resumos dos pontos principais no início de cada capítulo, estes devem ser lidos com calma e atenção, pois as ideias chave para entender o restante dos capítulos estão nessas introduções ou resumos. Isso irá fazer com que você ganhe agilidade e consiga pular sem receio informações que já conhece ou acha irrelevante.
3º) A partir daqui você já deve ser capaz de encontrar a fórmula que rege o livro, todo livro possui uma J. Da mesma forma que se decifra o código de leitura de um jornal, podemos encontrar um código para a leitura de um livro específico.
4º) Leia os capítulos “obrigatórios” salientando os pontos chave com alguma marcação. Os capítulos obrigatórios são aqueles diretamente relacionados com o título do livro.
5º) Leia superficialmente os outros capítulos para lembrar dos pontos importantes, mais uma vez salientando informações chave. Uma vez que você já conhece o código do livro fica fácil encontrar as informações mais importantes para você.

Contudo, esses são os passos que eu utilizo para agilizar e aumentar meu rendimento em leituras de livros. Por exemplo, podemos até ler um romance que nos interessa dessa maneira apenas para entender a ideia ou mensagem do livro, por outro lado perdemos o prazer de uma leitura suave e continua que um livro bem escrito proporciona. Não é verdade?

Qualquer comentário com críticas e/ou elogios será bem vido.
A nossa vida é uma eterna aprendizagem ... o conhecimento é o principal combustível do ser humano.
Rafael

domingo, 12 de maio de 2013

Dicas de músicas para aumentar a eficiência nos estudos


Oi pessoal, venho hoje postar pra vocês algumas sugestões de músicas para relaxamento. A correria do dia a dia deixa qualquer um com as frequências cerebrais aceleradas (ver postagem: Suas ondas Cerebrais). Não é verdade?

Alguns estudiosos pesquisaram músicas que tem a capacidade de nos deixar mais relaxados e concentrados. Vou apresentar aqui algumas músicas pra vocês. Eu, particularmente, utilizo essas músicas nas minhas leituras e estudos e consigo resultados surpreendentes.

Por exemplo, pessoas que passam o dia inteiro trabalhando e ainda tem que fazer faculdade à noite conhecem bem a dificuldade e o desafio que é manter a mente concentrada e calma nos estudos.
Ser empreendedor é saber lidar com as adversidades do mundo de maneira inteligente e racional.

Uma das maneiras de utilizar racionalidade é fazer uso das novas tecnologias e os estudos científicos a nosso favor. A doutora Jeannett Vos, em seus cursos de aprendizagem, fez uso de diversas músicas com o potencial de relaxamento e concentração. Aqui vão algumas dessas músicas utilizadas por essa doutora:

Para criar uma atmosfera tranquila podemos utilizar Watermark, de Enya; músicas não vocais como The Lonely Shepherd, de Samphir; Andante, do Lind Institute; ou algumas das trilhas do No Blue Thing, de Ray Lynch.

Quase todas essas músicas podem ser encontradas, facilmente, no YouTube ou algum site de música.
Em futuras postagens irei apresentar músicas para outras finalidades como: escrever, mudar de estado de pensamento, estabelecimento de metas e objetivos, aumentar a criatividade, dentre outras.

Espero que tenham gostado das sugestões de músicas para aumentar a sua produtividade J.

Até a próxima.
Rafael Santos