sexta-feira, 24 de maio de 2013

Aprendendo a lidar com Erros

Aprendendo a lidar com erros
Aprendendo a lidar com erros

Oi Pessoal! Hoje vou apresentar mais outra reflexão. Nós empreendedores sempre temos um planejamento e monitoramento sistemático de nossos atos e comportamentos frete aos nossos investimentos, mas isso não nos impede de cometer erros e ficarmos sem respostas para várias coisas. Por isso o texto abaixo:

O Jovem noviço Also e o vivido monge Guilherme:

- Então, não tendes uma única resposta para nossas perguntas?
- Adolso, se a tivesse ensinaria teologia em Paris.
- Em Paris têm sempre a resposta verdadeira?
- Nunca, – disse Guilherme – mas estão muito seguros de seus erros.
- E vós – disse o jovem com pertinência infantil – nunca cometeis erros?
- Frequentemente, respondeu, mas ao invés de conceber um único erro imagino muitos, assim não me torno escravo de nenhum.

O Nome Da Rosa ( Umberto Eco)

Achar que possuímos as respostas inteiramente corretas para nossas perguntas é um erro tão grave quanto achar que apenas um único erro cometido foi causador de alguns dos nossos fracassos. Contudo, as respostas verdadeiras demoram muito para serem respondidas e os erros cometidos em busca dessas respostas são incontáveis.

Aqui fica a reflexão. Espero que tenham gostado e até a próxima.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Empreendedorismo e Educação


empreendedorismo e educação

Educação em geral e empreendedorismo são duas coisas que devem sempre andar juntas. Primeiro porque educação é o desenvolvimento como um todo do indivíduo, ou seja, corpo, mente, alma, emoções, pensamentos, saúde, expressões, raciocínio, conhecimentos dentre outros. Tudo com a pretensão de melhorar a pessoa a serviço de seu protagonismo e autonomia no ambiente em que vive, bem como, sua integração harmônica e construtiva com a sociedade. Segundo porque o empreendedorismo se constitui em um conjunto de hábitos e comportamentos que podem ser adquiridos, praticados, compartilhados e reforçados no indivíduo. Nesse sentido a educação é indispensável para a capacitação adequada, que possibilita que nós, empreendedores, possamos aproveitar as oportunidades e sempre está melhorando o processo de aprendizagem e inovação no nosso plano de vida e consequentemente nos nossos empreendimentos.

Dessa forma, empreender nada mais é do que fazer algo inovador, algo criativo, com o objetivo de criar riqueza para si, e para a sociedade ao seu entorno. Assim, empreender é muito mais do que ter vontade de chegar ao topo de uma montanha é conhecer bem essa montanha sempre buscando informações a seu respeito, estando ciente, em todo momento, do tamanho do desafio da escalada. Algo que é indispensável é o planejamento de cada detalhe da subida, sabendo tudo o que é preciso levar para ajudar e garantir o sucesso da subida. Encontrar o melhor caminho de subida é a estratégia que todos devem adotar, sempre estando comprometidos com os resultados, com a persistência, preparação e consciência dos riscos, acreditando sempre na própria capacidade de começar e recomeçar a escalada caso algo dê errado.

Nossa vida é um ciclo e como somos empreendedores somos viciados e apaixonados por conhecimento e, portanto, a educação é nossa aliada para o sucesso das nossas inúmeras escaladas, ou seja, nosso crescimento como pessoas e empreendedores. Somos educados para isso e, portanto, aprendemos e empreendemos, reaprendemos e empreendemos, aprendemos e reaprendemos e até os nossos últimos dias seremos sempre empreendedores.

Espero que tenham gostado do texto J
Até a próxima.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

O Surgimento de Grandes ideias – Brainstorming



Olá pessoal! Hoje vou discutir sobre uma ferramenta muito importante e interessante, utilizada no mundo corporativo para se conseguir grandes ideias e solucionar problemas complexos. A ferramenta que me refiro chama-se Brainstorming (tempestade de ideias), que é mais do que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a sinergia de uma equipe.

Basicamente o Brainstorming possui três grandes partes: encontrar os fatos, gerar as ideias e encontrar as soluções. Seu funcionamento segue algumas premissas básicas, que são:
Primeiro define-se o problema que necessita de solução, depois seleciona-se um grupo de 6 a 12 pessoas. Esse grupo de pessoas começa a sugerir soluções diversas para o problema definido. As soluções sugeridas devem ser livres de criticas, ser criativas e em grande quantidade, com o objetivo de encorajar a geração de ideias adicionais para a construção e reconstrução sobre as ideias dos outros. Esse é um exemplo de ferramenta que utiliza o poder da cooperação de pensamentos. Os resultados são surpreendentes.

Podemos utilizar a ferramenta de mapas mentais para auxiliar no processo de brainstorming. Para mais detalhes sobre Mapas Mentais ver postagem - Mapas Mentais.
Não vamos esquecer que as grandes ideias não nascem prontas, muito pelo contrário: quando surgem, são conceitos ainda em sua infância, que prometem muito, mas ainda não conseguem ficar em pé sozinhas. O próximo passo então é colocar as ideias em prática e monitorar o seu crescimento e desenvolvimento.

Este é um exemplo de que as ferramentas que fazem uso do potencial de uma equipe são tendências para utilização na nova era de comunicação e disseminação de informações sem fronteiras de tempo e espaço. Isso porque duas ou mais pessoas pensando juntas vale mais do que milhares de pessoas pensando separadamente, esse é o efeito sinérgico da coisa.

Em breve o brainstorming será uma das ferramentas mais utilizada pelas grandes corporações geradoras de conteúdos realmente relevantes para humanidade. 

Espero que tenham gostado das informações. Qualquer coisa, você está convidado a deixar algum comentário.

Até a próxima J!

terça-feira, 21 de maio de 2013

Para Reflexão #1

para reflexao
Para reflexão

Oi Pessoal. Hoje trago uma reflexão muito interessante que pode ser útil para todos nós que vivemos imersos nesse mundo tão agitado e cheio de informações que é a internet. Sempre estamos em busca de mais e algo melhor, contudo é preciso cuidado para não acabar como o cachorro da parábola abaixo. Deem uma conferida:

“Um cachorro atravessava um rio, a nado, com um maço (pedaço) de carne na boca, quando viu, de baixo de si, um outro cachorro, nadando no mesmo ritmo, com um pedaço de carne ainda maior que o seu. Não lhe passou pela cabeça que o cão subaquático fosse apenas a projeção de sua própria imagem. Possuído pelo desejo de abocanhar o pedaço maior, mergulhou na direção da sombra, perdeu ambos os bocados. Um porque simplesmente não existia, e o outro, porque foi levado pela correnteza.”

Deu pra refletir um pouco? Gostou? Então compartilhe no facebook ou twitter!
Obrigado e até a próxima.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Como elaborar Mapas Mentais


Oi pessoal. Venho hoje mostrar uma técnica ou ferramenta muito interessante e eficaz para auxiliar a nossa compreensão e fixação de assuntos ou conceitos complexos, que se chama: Mapas Mentais. Essa técnica realmente funciona uma vez que segue a mesma estrutura de armazenamento de informações do nosso cérebro. Quando criança nós fomos instruídos a escrever ou anotar as coisas de forma linear em um caderno. Com o passar dos anos os pesquisadores descobriram que a melhor maneira de fazer anotações para ajudar na memorização e compreensão é a partir de um mapa mental, ou seja, informações postas em paralelo e não linear. Portanto os métodos de ensino tradicionais são arcaicos. Dezenas de alunos de todo o mundo estão fazendo anotações agora, escrevendo palavras linha por linha. No entanto, o cérebro não funciona dessa forma. Nós não armazenamos informações em colunas ou linhas bem feitas, mas sim em dendritos com disposição semelhantes a uma árvore. Assim o cérebro guarda mais facilmente informações por padrão e associação.

 Então porque não fazer anotações, ou seja, fazer um repositório de informações da mesma maneira que nosso cérebro faz. Para isso que utilizamos os Mapas Mentais. A técnica de elaboração de Mapas Mentais foi criada por TonyBuzan. Esse mesmo autor publicou um livro intitulado The Mind Map Book – Radian Thinking que é uma boa sugestão de leitura.

Vejam um exemplo da utilização de um Mapa Mental, criada por Tony Buzan e desenhada por Nancy Marqulies:
Mapas Mentais
Exemplo de Mapa Mental

1. O tema principal é sempre colocado no centro.

2. Sempre há um ramo principal para cada subtema.

3. Palavras simples são usadas e mais indicadas para cada conceito.

4. Onde possível cada conceito pode ser representado por um desenho ou imagem. 


A utilização por 30 minutos dos Mapas Mentais é um método muito interessante para quem necessita aprender e memorizar uma grande quantidade de informações e conceitos.

Espero que tenham gostado da postagem J

Em breve estarei gravando um vídeo mostrando como eu utilizo Mapas Mentais nos meus estudos e anotações. Até mais!


Músicas para relaxamento e aumentar a produtividade #2



Olá! Olha eu aqui de novo colocando mais uma postagens sobre músicas com fantástico poder de relaxamento. Hoje vou sugerir músicas que acho indiscutivelmente fantásticas.

Nesse caso as dicas serão para: aumentar a cooperatividade e aprendizagem em grupo e fazer agrupamento em redações rápidas.

1º) Para aumentar a cooperatividade e aprendizagem é indicada a música Deep Breakfast de Ray Lynch; Pode ser encontrada no link (Deep Breakfast)

2º) Para fazer agrupamentos em redações rápidas são indicadas as seguintes músicas: Antarctica, de 
Vangelis (Antarctica); ou Brazilian do álbum Invisible Touch, de Genesis (Brazilian). Podemos utilizar essas músicas para escrever postagens para nossos blogs.

Façam uso dessas músicas e vocês verão os surpreendentes resultados. Depois voltem aqui para postar um comentário, tudo bem? J

Em futuras postagens irei separar uma coleção de músicas que ajudam na escrita de poesias e facilitam a mudança de estados de comportamento.
Até a próxima

domingo, 19 de maio de 2013

Menos horas de trabalho e novas oportunidades para as mulheres



Acabou aquele tempo em que tínhamos que trabalhar oito horas por dia durante cinco a sete dias por semana. Para os profissionais de alto cargo de gerência como os executivos, as empresas estão apostando em trabalhos de meio período. Essa é uma notícia recente publicada pela BBC Brasil.

E a pergunta que fica é a seguinte: É possível trabalhar menos horas e ter sucesso profissional?

Segundo o professor Cary Cooper, especialista em psicologia organizacional e saúde na Escola de Administração da Universidade de Lancaster, na Grã-Bretanha, existem grandes evidências de benefícios de se trabalhar meio período.

"As provas são claras de que quando as pessoas podem trabalhar com flexibilidade você consegue o máximo delas. Há mais satisfação no trabalho e elas são mais produtivas", diz Cary Cooper.

O professor Cary Cooper diz, também, que há um tipo de administrador - geralmente mais velho e homem - que enxerga o trabalho flexível como um sinal de que a pessoa não está comprometida. Isso pode criar uma percepção de que o funcionário não está 'fazendo um bom trabalho' e afetar suas perspectivas de promoção
No entanto, ele afirma que a pergunta a fazer deve ser: 'Eles produzem?'. As pessoas precisam ser julgadas não por quantas horas elas trabalham no escritório, mas o que elas fazem. Isso sim é importante a produtividade e eficiência das pessoas.

"Acho que estamos perdendo muitos talentos, especialmente mulheres, que não estaríamos se as empresas fossem mais flexíveis", afirma. As mulheres geralmente possuem mais obrigações familiares do que os homens.

Temos alguns exemplos de grandes executivas que trabalham poucas horas por semana, como: Belinda Earl que só trabalhará dois dias na semana na Marks and Spencer, e a nova vice-presidente do Facebook, Nicola Mendelsohn, que será a chefe da empresa na Europa, no Oriente Médio e na África, e deve trabalhar quatro dias por semana - como já faz como diretora da agência de publicidade Karmarama.

Pois bem, a flexibilização nas horas de trabalho é um grande aliado principalmente para aumentar a entrada de mulheres no mercado de trabalho. As pesquisas mostram que as mulheres geralmente possuem mais qualificação do que os homens. Portanto temos que oferecer oportunidades para elas.

Espero que tenham gostado das informações.
Até a próxima.